Em São Bernardo, Guarda Ambiental acaba com extração irregular de palmito

 Em São Bernardo, Guarda Ambiental acaba com extração irregular de palmito

Agentes da corporação prenderam um individuo em flagrante na região da Serra do Mar

A Guarda Ambiental de São Bernardo acabou nesta quinta-feira (07/01) com esquema ilegal de extração de palmito juçara, que é protegido por estar em extinção. Durante a ocorrência, um indivíduo foi detido sob a posse de 24 unidades do produto extraídas de forma irregular. O homem foi preso em flagrante e ainda multado por agentes da corporação em R$ 3.500 por cometer crime ambiental.

A ocorrência foi efetuada no Parque Estadual da Serra do Mar, área considerada de proteção permanente. Durante patrulhamento de rotina realizado pela Guarda Ambiental no local, o homem, que reside na cidade de Juquitiba, Interior de São Paulo, foi flagrado com um facão realizando a extração do palmito  dentro da mata fechada. Ao ser deparar com os agentes, o indivíduo tentou fuga, porém sem sucesso.

O indivíduo identificado como C.S, de 51 anos, foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), localizada nas dependências do Centro de Operações Integradas de São Bernardo (COI), onde ficará a disposição da Justiça.

Considerado um crime ambiental, a exploração predatória pode trazer inúmeros riscos à saúde, uma vez que não segue as regras corretas de higiene para embalagem.

PRESERVAÇÃO E FISCALIZAÇÃO – A Prefeitura de São Bernardo tem atuado de maneira intensiva na fiscalização e preservação da área ambiental presente no município.  “Temos nos empenhado para colocar em prática políticas públicas eficazes que nos permitam preservar o nosso Meio Ambiente. Inauguramos uma nova sede da Dicma, renovamos a frota da Guarda Ambiental, mas acima de tudo fortalecemos o trabalho de fiscalização por todo nosso território, o que tem nos permitido ter resultados expressivos”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: