Motos da Polícia Militar terão câmeras com reconhecimento de placas

Compartilhe

O governador Tarcísio de Freitas participou, nesta segunda-feira (11), na Praça da Sé, da entrega de câmeras que serão instaladas em motos da Polícia Militar

A medida foi viabilizada por meio de uma parceria entre Estado e município e se integra ao Muralha Paulista, iniciativa estadual que utiliza bases de dados e videomonitoramento para combater a mobilidade criminal.

Ao todo, 50 câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) foram instaladas em motocicletas BMW GS 850 da PM, com tecnologia integrada à plataforma federal Córtex e ao banco de dados Infoseg.

O equipamento permite a leitura automática de placas veiculares e o cruzamento de informações com sistemas de segurança, emitindo alertas em tempo real para as equipes em patrulhamento.

“Até o final de 2026 vão ser 23 mil novos policiais militares, mas as pessoas sabem que efetivo policial não é o suficiente porque o crime é muito móvel. Só conseguimos combater a mobilidade criminal com tecnologia. É isso que estamos fazendo aqui. Vamos expandir esse sistema para a Região Metropolitana de São Paulo e vamos investir o que for necessário para ter o nosso estado mais seguro. Seremos referência da tecnologia em prol da segurança”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Anúncio

As motos da PM contempladas fazem parte das 180 adquiridas na atual gestão, com investimento estadual de R$ 24,8 milhões, distribuídas entre o 2º BPChq, 7º BAEP, 2º BAEP (Santos) e 5º BPRv (Sorocaba).

Durante o evento, 50 motos da Guarda Civil Metropolitana (GCM) também receberam os mesmos dispositivos.

Os equipamentos foram doados por empresas parceiras do Smart Sampa, programa que já conta com 31.692 câmeras ativas na capital, além de 4 mil câmeras OCR em operação.

Divulgação/Governo do Estado

Assine a nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber as notícias!

Explore mais

Esportes

Atletismo paulista no Pan Júnior de Assunção

Estado terá 18 atletas defendendo o país na competição O atletismo paulista estará mais uma vez presente na delegação nacional em uma competição internacional. Os