Evento Portugal Inova 2021 aborda o futuro da economia, abre as portas do país a empresários brasileiros e discute temas como a Inovação Sustentável e Mobilidade
Para 2022, o governo de Portugal projeta que a economia do país volte aos valores do período anterior à pandemia. O crescimento previsto pelo Banco de Portugal é de 5,6% e os números de 2021 trazem perspectivas positivas para tal previsão. A procura externa dirigida à economia portuguesa cresce 9,1%, o crédito às empresas continua a expandir-se e o mercado de trabalho se recupera com aumento de 2,6% do emprego e de 8,4% das horas trabalhadas.
No segundo trimestre deste ano, o país liderou a retomada da zona euro e registrou a maior taxa de crescimento (4,9%) entre os Estados-membros da União Europeia, mais do que Espanha (2,8%), Itália (2,7) e Alemanha (1,5%). A previsão é fechar 2021 com crescimento de 4,8%.
Outro fator de destaque é como a nação tem lidado com a pandemia. Portugal tem a maior taxa do mundo de população completamente vacinada contra Covid-19, mais de 86%, segundo dados da plataforma Our World in Data, da Universidade de Oxford. É considerado um caso de sucesso no combate à COVID-19, por conseguir tratar os casos necessários e evitar mortes desnecessárias ou adicionais, tomando medidas que evitaram a sobrecarga do sistema.
Com esse pano de fundo, a AICEP (Agência para o Comércio e Investimento Externo de Portugal) – Delegação Brasil, realiza o evento Portugal Inova 2021. Com participação de lideranças dos dois países e temas variados, painéis irão detalhar o atual cenário econômico português, hoje exemplo para a Europa, possibilitando a empresários brasileiros oportunidades de geração de negócios nos setores do comércio, indústria e serviços.
O primeiro painel do Portugal Inova 2021 aborda as Inovações na Pandemia e a necessidade de reinvenção e adaptabilidade que a maior crise sanitária da história trouxe e deixa como legado para as pessoas, empresas e negócios. “Vamos ter o exemplo de como as sinergias entre pesquisa, desenvolvimento e inovação permitiram que o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) se aliassem num momento crucial para o combate à pandemia”, explica Francisco Costa, diretor da AICEP Brasil.
Participam do painel o diretor de Sustentabilidade Organizacional da CEiiA, Gualter Crisostomo, e a pesquisadora do Laboratório de Inovação, Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos da FioCruz, Klena Sarges.
Mobilidade
O segundo tema em discussão no evento, que acontece no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, será Inovação Sustentável e Mobilidade, segmento que mais tem contribuído para melhorar a imagem internacional de Portugal. A qualidade das infraestruturas tecnológicas, a competência das entidades e o talento dos recursos humanos não só contribuem para o aparecimento de inúmeras soluções Made in Portugal, como revertem investimentos de grandes grupos internacionais que estabeleceram atividades no país. Participam do painel Andrea Salinas, diretora do Departamento de Inovação da EDP energia, e Daniel Moczydlower, CEO da EmbraerX.
“Neste painel vamos abordar a parceria entre a Embraer e a EDP na área de mobilidade urbana e a busca por soluções de infraestrutura para a aplicação comercial de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVOLT), onde a sustentabilidade assume papel fundamental”, afirma Francisco Costa.
Elaborado em formato de live híbrida, o Portugal Inova 2021 será transmitido no YouTube entre os dias 6 e 10 de dezembro e terá ainda outros três temas: Inovar na Tradição – Alimentos e Bebidas; Inovar na Tradição Têxtil-Lar e Casa; e Inovar no Turismo.
AICEP Brasil
A Agência para o Comércio e Investimento Externo de Portugal – Delegação Brasil, é uma entidade pública de natureza empresarial vocacionada para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivos que contribua para a globalização da economia portuguesa. Tem como objetivos a prospecção geral do mercado e levantamento de oportunidades de negócio para as empresas portuguesas, a organização de atividades específicas de promoção de Portugal e de produtos e serviços portugueses, a orientação a potenciais investidores locais interessados em Portugal e o aconselhamento de empresas portuguesas interessadas em investir no Brasil, entre outros.
Legendas:
Francisco Costa, diretor da AICEP Brasil.
Fonte: LAM. Comunicação