Com modelo ‘melhor que franquia’, Rede Unishop sai de cinco para 400 lojas em quatro anos

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A maior rede de varejo de produtos de limpeza do Brasil. É com este selo que a Unishop, do grupo uberlandense Lima & Pergher, se apresenta ao mercado. Após abandonar seu primeiro nome de Start Shop, a rede, que é autorizada da Start Química, criou um modelo de expansão estratégica e geográfica do negócio, operação que teve início com cinco lojas em 2019 e bateu 100 unidades já no primeiro ano, até atingir 400 pontos autorizados em 2024 (sendo 66 no estado de São Paulo) e ultrapassar os R$60 milhões de faturamento em 2023 (apenas em sell in, que são as vendas entre indústria e varejo).

Na receita total movimentada, considerando as vendas do lojista para a ponta do consumidor final, a Unishop ultrapassou R$ 150 milhões no ano passado e mira R$ 200 milhões até o final deste ano. O crescimento acompanha a média de 15% anuais, com previsão de mais de 20% em 2024, na comparação com 2023. Com meta de alcançar 1000 lojas até 2026, a empresa também estuda estruturar o modelo para expansão na América Latina.

Com mais de 1200 empregos diretos gerados e presença massiva no país, somando ao todo 310 municípios (boa parte em Minas Gerais e São Paulo), o segredo é ter encontrado uma proposta de atuação que contraria o sistema de franquia, mas preserva o que ele tem de bom. Na esteira do crescimento, um novo jeito de licenciar uma marca, com retornos mais rápidos para as duas pontas: sem multa, no “ganha-ganha” e com investimento acessível. É o que afirma o gerente de expansão da rede, Vinícius Meneguin.

“O que faz a diferença é que não é uma franquia tradicional, mas um modelo de licenciamento de uso da marca, diferente das franquias tradicionais. Não cobramos taxa de royalties ou mensalidades, o que facilita a vida dos parceiros. Não tem multa para sair do contrato. Nós bancamos a causa pois acreditamos no produto e, se o lojista vende, a rede como um todo e a indústria também se beneficiam. Como conseguimos fazer a ponte direta com a fábrica, por sermos uma rede autorizada Start Química, é possível criar boas condições para todos ao longo do processo”, explica.

Modelo ‘ganha-ganha’, de verdade

Além disso, segundo ele, mais do que oferecer suporte completo aos lojistas, como treinamento, marketing e padrão de vendas/atendimento, a forma com que a Unishop entra na ‘briga’ junto com o comerciante é fundamental. “Confiando na solidez do negócio e na demanda que existe pelos produtos, oferecemos o suporte para que as lojas sejam escoadoras da produção da indústria. Além disso, construímos essa dinâmica de forma que seja proporcionalmente rentável para quem investe”, afirma Meneguin, que também completa: “Não temos a intenção de ser uma multiplicadora de franquias, apenas oferecendo o nome e indo sugar nossa parte, como a maioria faz. O lojista que toca a loja acaba virando um intraempreendedor, tanto da própria loja dele quanto da nossa marca”.

Não à toa, conforme conta o gestor, há diversos casos de colaboradores, gerentes e parceiros que atuam ou já atuaram na Start Química que decidiram apostar no negócio para a família, por exemplo. Sobre como entrar no business, o gestor explica: “O custo inicial para abrir uma loja de 50 m² é de aproximadamente R$ 60 mil. Quando ela é aberta, mergulhamos em dar suporte técnico e estratégico para o empreendedor, acompanhamos a jornada, oferecemos workshops e deixamos claro que o nosso interesse é que ele ganhe também, e essa é a forma que vem atraindo a atenção de quem quer investir, inclusive, de quem já atua conosco na holding”.

Melhor que franquia?

Há outros pontos que diferenciam a marca. “Não condenamos o modelo de franquia. No entanto, entendemos que não somos uma, no significado literal e técnico do termo. Gostamos de dizer que somos melhores que franquia. Mas, por quê? Pois não temos cobranças adicionais. Não queremos que uma loja comece com dívidas, pouca margem e dificuldade de liquidez operacional. Pensamos em destravar ao máximo para que ela seja rentável, e rápido. E é por isso que temos uma taxa de permanência bem maior que as franquias clássicas”, conta.

Segundo o gestor, a Unishop também tem alguns critérios que protegem o lojista, monitorando a autorização de abertura de lojas em cidades menores, para evitar o denominado canibalismo interno. “No geral, entendemos que uma cidade de 30 mil habitantes tenha potencial para uma loja. No entanto, até mesmo em cidades de 100 mil moradores, que têm capacidade para mais de uma loja, damos preferência de investimento para o lojista que já abriu a primeira. Não é exclusividade. Se ele não quiser, autorizamos a abertura por outra pessoa, mas só se não for em uma região próxima que vai confrontar, e uma engolir a outra. Essa abordagem, pelo que já vi no mercado, é só nossa”, explica.

Lojas não concorrem com supermercados

Uma das vantagens desse encurtamento do fluxo indústria e varejo, ou seja, a passagem dos produtos a custo de fábrica direto da unidade produtiva, é que as lojas da Unishop também não concorrem com supermercados. “Focamos na linha profissional de produtos de limpeza, que incluem tratamento de piso, manutenção predial, automotivo, lavanderia, por exemplo. A loja atua como centro de soluções de limpeza e higienização, de forma consultiva e com especialistas. Tanto os produtos quanto a jornada do cliente divergem essencialmente do perfil do negócio supermercadista”, completa.

Afinal, o que a Unishop vende?

Como uma rede autorizada da Start Química, a Unishop conta com um portfólio amplo e diversificado com mais de 2000 itens. Os produtos da Start Química vendidos nas lojas parceiras estão presentes em residências, grandes indústrias e em setores como laticínios, frigoríficos, mineradoras, indústrias alimentícias, clubes, condomínios, hotéis, motéis, lavanderias, hospitais, restaurantes e escritórios. Além disso, as soluções de limpeza específicas para as linhas automotiva e agropecuária da empresa provam que ela é sinônimo de versatilidade e excelência no mercado.


Vantagens e outros atrativos do negócio

Fazer parte da “família Unishop” significa ter cobertura nacional ampla, com presença em todas as regiões do país. Isso garante acessibilidade e disponibilidade dos produtos e foco em inovação e qualidade, com investimentos contínuos em P&D para estar sempre à frente das tendências e demandas do mercado. Outro diferencial do negócio é o compromisso ambiental. O modelo funciona a partir de práticas sustentáveis alinhadas ao grupo Start Química e produtos que respeitam o meio ambiente, atendendo às expectativas de consumidores conscientes.

Um pouco de contexto: o mercado de produtos de limpeza no Brasil e as oportunidades

O mercado de produtos de limpeza no Brasil é um dos mais promissores, com um crescimento anual consistente. Segundo o Instituto Euromonitor/Nielsen, o setor movimenta mais de R$ 40 bilhões por ano no Brasil e tem crescimento médio anual de 6%. A expressividade desses números é impulsionada pela maior conscientização sobre higiene e limpeza, especialmente após a pandemia de Covid-19. A demanda por produtos de alta qualidade e eficiência nunca foi tão alta e a Unishop está posicionada de maneira estratégica para capitalizar essas oportunidades.

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