As buscas orgânicas no Google se referem, de modo geral, aos resultados naturais, ou seja, àqueles não pagos em um mecanismo de busca. Em oposição, estão os links patrocinados. Estes, como o próprio nome sugere, são pagos e aparecem na maioria das páginas de resultado.
Esse fato, porém, não garante cliques ao seu site. Isso porque 73% dos usuários preferem clicar num resultado orgânico do que em links patrocinados, pois eles acreditam serem as páginas mais confiáveis. Já segundo o IBOPE, 36% das pessoas acreditam que a empresa em primeiro lugar na busca orgânica no Google é a empresa líder naquele segmento.
Sabendo disso, uma empresa que deseja ficar bem posicionada na busca orgânica deve investir na otimização do conteúdo do seu site, o famosos SEO. Essa prática consiste em um conjunto de estratégias que fazem com que uma página seja localizada pelos mecanismos de busca do Google de maneira orgânica. Isso envolve desde o desenvolvimento de um site até a criação de um conteúdo relevante para alimentá-lo.
Algoritmos do Google mudam o tempo todo
Em conjunto com essas práticas, é necessário também estar atento em relação às mudanças de algoritmos de classificação de relevância do Google, que estão sempre passando por inúmeros e rigorosos testes para que a busca orgânica apresente resultados úteis. Para se ter uma ideia, os algoritmos são alterados mais de 500 vezes por ano.
Sendo assim, podemos afirmar de que o SEO é uma disciplina do marketing digital que nunca acaba, devendo ser uma constante preocupação de quem deseja alcançar os primeiros resultados do Google de forma orgânica, por isso, é importante que a estratégia adotada esteja sempre alinhada com essas mudanças, oferecendo um trabalho condizente com o que é exigido pelo Google.
Links patrocinados x Resultados orgânicos
Os links patrocinados são anúncios pagos seguindo a regra do custo por clique, onde o anunciante escolhe as palavras-chave que deseja patrocinar. O pagamento pelo serviço é feito conforme o número de cliques recebidos.
O valor do clique varia muito de acordo com a ocorrência da palavra-chave em questão, é aí que entra o auxílio de um especialista, que saberá determinar quais serão as palavras-chave que trarão melhor retorno, questão que não é tarefa fácil.
Já nas buscas orgânicas, as pessoas costumam encontrar a maior parte das informações não comerciais, como entretenimento, hobbies, esportes, educação etc. Já sabendo que os usuários geralmente tem maior confiança nos resultados dessas buscas, a importância do seu site ser localizado através de palavras-chave relacionadas ao seu negócio é inquestionável.
Assim, chegamos à conclusão de que os links patrocinados funcionam como uma espécie de leilão. Já ao investir em buscas orgânicas, você obtém resultados mais sólidos e duradouros. Todo o processo envolto é um verdadeiro investimento, que tende a apresentar efeitos concretos ao seu negócio.
A diferença entre ambas é expressiva e cabe a cada um avaliar qual o seu objetivo de campanha, para definir qual estratégia se encaixa melhor naquilo que você procura. Se precisar de ajuda, entre em contato com a Publiclick, através do site e teremos o prazer em te ajudar com o seu projeto!