População pode realizar o procedimento no Quarteirão da Saúde; raio-x é disponibilizado pela UPA Central e PAs; eletrocardiograma, papanicolau e exames laboratoriais também são ofertados pelas UBSs sem necessidade de agendamento
A rede municipal de Saúde de Diadema oferta exame de mamografia por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio. Assim, basta apenas ir ao Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, onde é realizado o procedimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e apresentar solicitação de serviço municipal, carimbado e assinado pelo médico, documento de identidade e carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS).
Sem a necessidade de agendar o procedimento, o diagnóstico de doenças e/ou acompanhamento de saúde na UBS terão mais celeridade. Esta é uma das medidas do Programa Exame Sem Demora, que visa a redução do tempo entre a solicitação e a realização do mesmo.
“Com essa mudança, o munícipe poderá realizar o exame no mesmo dia de solicitação do médico ou no momento que achar mais adequado. Isso facilita o monitoramento do quadro de saúde, o diagnóstico ou a exclusão de doenças, além de trazer mais segurança e assertividade na conduta do médico de família na UBS”, explicou o secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos do Nascimento. “No Grande ABC, Diadema é a primeira cidade a oferecer o serviço nessa modalidade”, completa o secretário.
Mais
Além da mamografia, procedimentos como raio-x, eletrocardiograma, papanicolau e exames laboratoriais também são disponibilizados sem agendamento. O exame de imagem é ofertado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro e nos Pronto Atendimentos (PAs) Eldorado e Paineiras, a qualquer horário, já que os serviços funcionam 24 horas, sete dias por semana. Já nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), são realizados o eletrocardiograma e a coleta para análises laboratoriais, de segunda a sexta-feira, acordo com o horário de funcionamento da Unidade e do preparo de cada exame.
Ação planejada
Antes de ofertar os procedimentos por livre demanda, a Secretaria Municipal da Saúde intensificou a execução para finalizar os exames que ainda estavam em fila de espera. Em média, são realizados 1.000 raios-x e 800 mamografias por mês na rede municipal.
Essa ação se soma à Força tarefa na Saúde que, desde fevereiro deste ano, reduziu mais de 50% a fila de espera por exames e consultas especializadas, passando de 120 mil para aproximadamente 57 mil a quantidade de procedimentos que aguardam realização.
Além dos mutirões aos sábados, nos primeiros dois meses, as agendas foram intensificadas durante a semana para procedimentos como ultrassom, raio-x, ecodopplercardiograma, tomografia, mamografia e consultas em ginecologia, neuro, oftalmologia e ortopedia.
Foto: Adriana Horvath