Grupo voluntário Arco-Íris do Riso alegra crianças internadas no CHM de Santo André

Compartilhe

Grupo existe há dez anos e retomou atividades pós-pandemia neste domingo, no Mês das Crianças

O grupo voluntário de palhaçadaria Arco-Íris do Riso retomou a atuação na ala pediátrica do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHM), em Santo André, neste domingo (16). O grupo, criado há dez anos, desenvolve importante trabalho de proporcionar momentos de alegria para as crianças internadas e também para seus pais ou responsáveis.

Vando Domenichelli, de 56 anos, é o Dr. Tibúrcio quando entra nas salas do andar que abriga as enfermarias de pediatria. Ele, junto de sua esposa, são os coordenadores do grupo Arco-Íris do Riso.

“Realizamos nosso trabalho aqui no CHM, no Hospital Mário Covas, e também na Casa Mais Vida, que acolhe moradores de rua. A nossa atuação é fazer rir, cantar, fazer mágica e um pouco de todo”, destaca.

Domenichelli pontua ainda que é gratificante ver a alegria e a energia que emana das crianças durante a interação com o grupo. “Nossa história tem uma década de voluntariado. O que nos move é o amor ao próximo, dessa maneira que estamos vendo aqui, alegre e colorida. Nosso grupo é formado por amigos de longa data, com 26 integrantes que realizam essa importante atuação”, comemora.

O pequeno Samuel, que estava em uma ala de enfermagem com seu pai, interagiu e ficou com sorriso no rosto desde o primeiro momento que viu os voluntários do grupo. Com uma máscara do Homem-Aranha, ele participou das brincadeiras, cantou e também mostrou como seu personagem preferido solta sua teia. “Dizem que a tristeza mata. Nós acreditamos que a alegria cura”, finaliza o Dr. Tibúrcio, ao terminar de cantar uma música para o pequeno paciente e seu pai.

Retomada – O Centro Hospitalar Municipal de Santo André retomou os trabalhos voluntários no último dia 10 de outubro, entre eles a pet terapia, técnica que usa animais como apoio e estímulo ao tratamento. As Rosinhas, como são conhecidas as integrantes da Associação dos Voluntários de Santo André, realizam leitura de mensagens, entrega de produtos de higiene, livros e roupas. Além deles há os grupos Sorrir é Viver, Anjos do Nariz Vermelho, Exército da Alegria e grupos religiosos de capelania católica e evangélicas.

A médica Ekatryny Antoine Guerle, que coordena o Grupo de Voluntários e Núcleo de Segurança do Paciente do CHM, destaca como foi esse processo de retomada da atuação do voluntariado no hospital. “Realizamos um mapeamento, desde o que se preconiza em relação à vacinação. Esses grupos receberam o regimento interno, manual, termo de voluntariado e orientações sanitárias para oferecer segurança aos pacientes e também aos voluntários”, pontua.

Assine a nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber as notícias!

Explore mais

Newsletter

Seja o primeiro a receber as notícias!