De acordo com a Acisbec, movimento será estimulado pelas vendas de televisores e itens temáticos da Copa do Catar
Neste ano, a Black Friday, tradicional data do varejo pelos descontos que oferece, acontecerá paralelamente ao primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar, no dia 25, a última sexta-feira do mês. Os dois eventos trazem expectativa para o comércio e devem impulsionar o movimento de vendas. Para a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), a estimativa é que o crescimento seja de 4% superior à data do ano passado.
Os lojistas estão com boas previsões para edição deste ano e o campeão de vendas devem ser os televisores, estimulados pela transmissão dos jogos da Copa. Outros produtos são aparelhos de som, eletrodomésticos, celulares e computadores.
A lista de intenções de consumo inclui itens relacionados à Seleção Brasileira, desde a bandeira do Brasil, camisas da Seleção e até produtos de beleza e cuidados pessoais.
“Então, está tudo junto neste ano. A Black Friday é a data campeã em vendas pelo e-commerce e cresceu no período da pandemia. Já o Natal é o período que vende mais, incluindo compras pela internet e loja física. O comerciante deve se preparar, oferecer bons descontos, proporcionar uma boa experiência para o cliente e aumentar as vendas. Afinal, é um momento propício para impulsionar o faturamento em um período no qual o consumidor está mais disposto a comprar. E logo na sequência desses dois eventos começa o Natal”, explicou Valter Moura Júnior, presidente da ACISBEC.
O dirigente alerta também ao consumidor pesquisar e buscar a melhor opção, já que o orçamento está mais apertado em função da inflação. “A oportunidade também é grande para o cliente, que deve evitar a compra por impulso e procurar o que mais é conveniente.”, comentou.