Com proteção para entregadores e motoristas, 88i impulsiona estratégia ESG no mercado de seguros

Compartilhe

Como a tecnologia está possibilitando seguros inclusivos

O número de motoristas que trabalham por meio de aplicativos para transporte de passageiros cresceu 35% no período de 2022 a 2024 no Brasil, enquanto entregadores tiveram uma alta de 18%, de acordo com pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). São mais de 1,7 milhão de motoristas e 455,6 mil entregadores, totalizando 2,2 milhões de pessoas que atuam como motoristas e entregadores em plataformas digitais no país. Os números impulsionaram a estratégia ESG no segmento de seguros, levando proteção a categorias majoritariamente desprotegidas.

Com uma parceria com a Uber, a seguradora 88i tem levado de forma inédita proteção de acidentes e de renda aos motoristas do aplicativo, garantindo o recebimento de diárias por até 15 dias em casos de afastamento do trabalho por motivos inesperados, como acidentes, furto, roubo ou colisão do veículo que obrigue o profissional a ficar alguns dias parado. 

Com expressivos investimentos em tecnologia, em inteligência artificial e análise de dados que permitem a customização das apólices, os seguros da 88i são ofertados  a preços acessíveis, a partir de *R$0,017 por km rodado.  

A solução permite aos motoristas e entregadores o controle sobre quando desejam ativar ou desativar a cobertura, adequando o serviço às suas rotinas de trabalho e pagando apenas pelo período em que a cobertura está ativa. 

“A solução, cobrada por quilometragem rodada, elimina a percepção de estar pagando por algo que não está sendo usado e oferece uma experiência mais flexível e personalizada. O modelo tradicional de seguros, com mensalidades fixas e coberturas pouco ajustáveis, é pouco atrativo para essa categoria”, avalia Rodrigo Ventura, fundador e CEO da 88i. Dentro da plataforma da Uber, a seguradora já conta com 80 mil assinantes recorrentes mensais. 

A explosão dos serviços de entrega por aplicativos nos últimos anos também colocou esse nicho no radar da seguradora. A empresa vem investindo em parcerias para ampliar os micro seguros, principalmente com empresas de e-commerce e delivery. “Os entregadores por aplicativo enfrentam jornadas incertas e renda variável e precisam de coberturas que façam sentido para a sua realidade e que sejam simples e fáceis de acessar, ou seja, dentro das plataformas onde estão inseridos”, afirma Rodrigo Ventura. 

Seguindo a mesma lógica dos seguros ofertados na plataforma da Uber, a ativação da proteção para os entregadores é feita via aplicativo apenas com um clique, com cobrança dentro da carteira digital do entregador e recebimento de dados via API, tudo sem fricção.

O seguro de acidentes pessoais da 88i abrange tanto as coberturas tradicionais de mercado, como pode ter coberturas específicas, como diárias por incapacidade temporária por acidente. Trata-se de uma cobertura que não deixa o prestador de serviços sem sua renda diária no período de recuperação.
“Desenvolvemos um modelo focado em tecnologia flexibilidade e personalização, que permite a inclusão de nichos que, até então, estavam à margem das soluções tradicionais e conseguimos levar proteção para toda uma geração de trabalhadores que busca segurança”, conclui Rodrigo.

Diversificação

Além de proteger motoristas e entregadores, os seguros da 88i oferecem uma solução completa para as empresas que atuam com entrega de mercadorias: proteção para roubo, furtos qualificados e avarias para as mercadorias causadas por acidentes. Atualmente, a startup já contabiliza mais de 10 milhões de entregas seguradas e entregadores com renda protegida e proteção para acidentes pessoais durante o período de trabalho no aplicativo.

Assine a nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber as notícias!

Explore mais